8 de Maio: Dia Internacional do Burro

Dia Internacional do Burro
Dia Internacional do Burro

No dia 8 de Maio assinala-se o Dia Internacional do Burro. Este ano a AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino) decidiu dedicar todo o mês à sua celebração, hoje lança um desafio: partilhar um vídeo, desenho ou ilustração de sensibilização para a importância do bem-estar animal.

Em 2021 a associação honra a dedicação do burro sensibilizando a sociedade para uma das Cinco Liberdades Básicas que devem ser garantidas aos animais para lhes proporcionarmos uma vida feliz, a liberdade do desconforto (os animais devem ter uma casa adequada, incluindo um abrigo, espaço e oportunidade para se exercitarem e um local confortável para descansar e se esconderem).

As outras liberdades são a liberdade de fome e sede (os animais devem ter sempre disponível água fresca e limpa e ter acesso a comida adequada na quantidade necessária para se manterem saudáveis); liberdade de dor, ferimentos e doença (os animais devem ser protegidos da dor, sofrimento, angústia e doença e devem ser tratados por um veterinário quando estão doentes ou feridos); liberdade para exprimir o seu comportamento normal (os animais devem ter espaço suficiente e instalações adequadas que permitam que se comportem normalmente) e liberdade de medo e angústia (os animais devem ter companhia adequada e as condições/ tratamentos devem evitar o sofrimento mental).

Hoje, dia 8 de maio, a AEPGA lança um desafio: “junte as crianças ou lance o desafio aos professores e dê asas à sua criatividade. Envie-nos para o email aepga@aepga.pt um vídeo, desenho ou ilustração de sensibilização para a importância do bem-estar animal, e em particular sobre uma das Cinco Liberdades Básicas, a Liberdade de Desconforto. Mostre como se preocupa com os animais e inspire os outros a fazerem o mesmo.”

Durante o mês irão publicar no site todos os vídeos, desenhos ou ilustrações que receberem neste Dia do Burro. As partilhas também podem ser feitas nas redes sociais usando a #diadoburro. “Com isto, estará a ajudar-nos a transmitir a mensagem de que todos os animais merecem uma vida mais feliz.”

O burro é um animal “dócil e resiliente, estoico e sociável”, que tem assumido, “os mais diversos papéis na convivência com os seres humanos. Desde animal de companhia a parceiro de trabalho, terapeuta e até professor, são muitas as valências deste animal que, ao contrário do que diz a sabedoria popular, é muito inteligente”!

Burro de Miranda: AEPGA lança nova campanha de apadrinhamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content