A Economia do país está boa! As pessoas é que vivem na miséria

Uma notícia do Dinheiro Vivo da passada terça-feira, dava conta que Bruxelas “culpa aumentos salariais” para atraso do alívio da inflação. Acho que à partida, existem logo aqui dois erros de perceção que perpetuam a ideia de que “os portugueses vivem acima das suas possibilidades”, muito presente na altura da Troika. O primeiro erro de perceção é continuar a bater na tecla que aumentos salariais inferiores à inflação (que reduzem o salário real e por conseguinte o poder de compra) podem…
Sala de espera do hospital

A falta de vontade política da maioria nos serviços públicos

A política existe para as pessoas, e, por isso mesmo, a mesma não pode contribuir para a constante degradação daquele que é o nosso Serviço Nacional de Saúde. Ao negarem-se estes serviços primários e de proximidade àquela que é a pessoa grávida faz com que se contribua para a desumanização dos partos. A verdade é que não é a falta de população nestes territórios ou a falta de vontade de recorrer a estes serviços, é sim a falta de vontade política da maioria em investir em profissionais…

A maioria tem o costas largas

A situação é de tal modo caricata que mais parece uma má paródia, retirada de uma historieta rabiscada num guardanapo que se continuou a usar depois. No entanto, o seu criador defende-a (incompreensivelmente!) com veemência e paixão. Este é, de resto, o fruto da sua esforçada luta pela conquista da sebastiânica maioria absoluta. Na altura, demonstrou uma completa falta de noção e oportunidade (não confundir com o oportunismo efectivo de Costa e do PS) fazendo birra à boca cheia sobre uma…

É bom porque… “coise”…

A decisão do Ministério Público (MP), relativamente ao projecto do parque eólico na Serra de Passos, no concelho de Mirandela, foi divulgada na semana passada, discretamente, como se tratando duma irónica alegoria minorando o impacto real daquilo que deveria estar em discussão: A destruição duma herança cultural única e enriquecedora, por puro capricho, especulação e capitalismo. A empresa…

25 de Abril: “não paramos de gritar este sonho, de lutar por ele, de o construir”

49 anos separam-nos d’AQUELE dia “inicial inteiro e limpo” (como escreve Sophia de Mello Breyner) em que tudo mudou, o dia a partir do qual a nossa história coletiva nunca mais seria a mesma, o dia que, em boa verdade, nos permite estar aqui – o dia 25 de Abril de 1974. Esta é uma data carregada de importância simbólica, mas é mais do que isso: existe materializada no nosso…

Como o PS ajuda a extrema-direita

Temos podido observar, desde o início da legislatura, um conjunto de conflitos entre a bancada da extrema-direita e Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, António Costa, primeiro-ministro, e mesmo dos deputados do PS. O que aparenta ser uma campanha de combate ao CHEGA é na verdade algo que beneficia os fascistas grandemente.

A Economia do país está boa! As pessoas é que vivem na miséria

Uma notícia do Dinheiro Vivo da passada terça-feira, dava conta que Bruxelas “culpa aumentos salariais” para atraso do alívio da inflação. Acho que à partida, existem logo aqui dois erros de perceção que perpetuam a ideia de que “os portugueses vivem acima das suas possibilidades”, muito presente na altura da Troika. O primeiro erro de perceção é continuar a bater na tecla que aumentos…
Sala de espera do hospital

A falta de vontade política da maioria nos serviços públicos

A política existe para as pessoas, e, por isso mesmo, a mesma não pode contribuir para a constante degradação daquele que é o nosso Serviço Nacional de Saúde. Ao negarem-se estes serviços primários e de proximidade àquela que é a pessoa grávida faz com que se contribua para a desumanização dos partos. A verdade é que não é a falta de população nestes territórios ou a falta de vontade de…

A maioria tem o costas largas

A situação é de tal modo caricata que mais parece uma má paródia, retirada de uma historieta rabiscada num guardanapo que se continuou a usar depois. No entanto, o seu criador defende-a (incompreensivelmente!) com veemência e paixão. Este é, de resto, o fruto da sua esforçada luta pela conquista da sebastiânica maioria absoluta. Na altura, demonstrou uma completa falta de noção e…

Cronistas

Skip to content