Dia de poesia

Foto por Jr Korpa | Unsplash
Neste dia de poesia entretive-me a protelar como quem protesta. Desde a primeira hora que vagueei pelos compartimentos sem sequer procurar fintar o tempo. Fiz greve ao trabalho, entretive-me a assistir ao dia fechar-se diante de mim, todas as horas passaram diante da minha vitrina sem que eu sequer fizesse o mínimo esforço para as deter. Podia ter-me bem arrependido de nada ter feito, de não ter segurado a morte, mas, hoje foi dia de poesia e, quando assim é, baixam-se as armas e fazem-se as pazes com a vida. Talvez neste ponto possamos aprender com o velho Diógenes, o cão, o cínico, que fez da indolência um programa político. Ou com o “preferia não” do Bartleby e fazer da inércia e da inutilidade um gesto radical contra a opressão moderna: o tempo aliado à produtividade. Talvez possamos compreender agora, ainda que só por hoje, a força poética como essa faca glaciar que cinde a necessidade. Talvez agora o elogio à improdutividade, à preguiça, e a expressão da vida, não como o delírio dos aventureiros e dos construtores, mas como este simples estar destituído de predicado.

Outros artigos deste autor >

Nasce em 1986 e habita nesse território geográfico e imaginário que é o Interior. Cresce em Viseu e faz a sua formação universitária na Covilhã, cresce tendo a Serra da Estrela como pano de fundo. As suas áreas de interesse académico são a filosofia, a política e a literatura. Actualmente está a terminar um doutoramento em filosofia.

O renascer da arte a brotar do Interior e a florescer sem limites ou fronteiras. Contos, histórias, narrativa e muita poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Terreno agrícola. Fotografia Uliana de Castro/Palombar.
Ler Mais

Mais de 20 organizações denunciam incumprimentos do PEPAC de Portugal à CE

Vinte e duas organizações portuguesas, entre as quais a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, enviaram esta segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022, à Comissão Europeia (CE) uma carta onde denunciam o incumprimento do Regulamento relativo ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e das Recomendações da CE para a elaboração deste Plano Estratégico em Portugal.
Ler Mais

Auto-estrada VII

VII Aproximava-se da aldeia, enquadrada num esporão na paisagem. Viu o amigo na varanda da sua habitação. –…
Ler Mais

Projeto “Hands on” vai recuperar e conservar património rural e natural do Nordeste Transmontano

O projeto “Hands on - Volunteering teams for Rural and Natural Heritage” da ONG de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, financiado pelo programa Volunteering in High Priority Areas do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) da União Europeia (UE), vai ser implementado durante o ano de 2022 e tem como objetivo principal promover o restauro e a conservação do património rural e natural do Nordeste Transmontano, nomeadamente da aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança. Este projeto conta com o apoio institucional do Município de Vimioso e da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva.
Skip to content