Telhado de amianto do sanatório Santa Maria no Caramulo desfaz-se

Sanatório de Santa Maria no Caramulo
Sanatório de Santa Maria no Caramulo
Local:
Viseu, Tondela

O telhado de amianto do antigo sanatório em plena vila do Caramulo encontra-se completamente destruído. O amianto é nocivo para a saúde e as suas diferentes variedades são agentes cancerígenos.

Segundo recomendação da Direção Geral da Saúde, a exposição a qualquer tipo de fibra de amianto deve ser reduzida ao mínimo. O perigo decorre sobretudo da inalação das fibras libertadas para o ar, sendo que as doenças associadas podem surgir anos ou décadas após a exposição. Algumas das patologias associadas são a asbestose, mesotelioma, cancro do pulmão ou cancro gastrointestinal.

Em Portugal foi proibida a utilização e comercialização de amianto, ou produtos que o contenham, a partir de 1 de janeiro de 2005. No entanto a sua remoção total ainda não foi concretizada, ainda podemos encontrar amianto em edifícios sem utilização, como o sanatório de Santa Maria, mas também em escolas, por exemplo.

A denúncia foi feita por um grupo de residentes do Caramulo, concelho de Tondela, ao Tondela Blog, que testemunhou e registou o estado do telhado de amianto do antigo sanatório, “completamente destruído, a contaminar o ambiente”.

O sanatório Santa Maria, agora edifício devoluto, terá sido construído em 1930. É um dos 19 sanatórios que chegaram a estar ativos na Vila do Caramulo, mas que na década de 60 entraram em declínio. Alguns edifícios foram demolidos, outros encontraram novas funcionalidades e outros ainda, como o Santa Maria, foram esquecidos ao abandono.

Mesmo tendo estado à venda e, alegadamente, já tendo novo proprietário, a verdade é que este edifício, com a deterioração acentuada do telhado de amianto constitui, mais do que nunca, um perigo ambiental e de saúde pública.

Mais artigos sobre Amianto no Interior do Avesso

Skip to content