Telhado de amianto do sanatório Santa Maria no Caramulo desfaz-se

Local:
Viseu, Tondela

O telhado de amianto do antigo sanatório em plena vila do Caramulo encontra-se completamente destruído. O amianto é nocivo para a saúde e as suas diferentes variedades são agentes cancerígenos.

Segundo recomendação da Direção Geral da Saúde, a exposição a qualquer tipo de fibra de amianto deve ser reduzida ao mínimo. O perigo decorre sobretudo da inalação das fibras libertadas para o ar, sendo que as doenças associadas podem surgir anos ou décadas após a exposição. Algumas das patologias associadas são a asbestose, mesotelioma, cancro do pulmão ou cancro gastrointestinal.

Em Portugal foi proibida a utilização e comercialização de amianto, ou produtos que o contenham, a partir de 1 de janeiro de 2005. No entanto a sua remoção total ainda não foi concretizada, ainda podemos encontrar amianto em edifícios sem utilização, como o sanatório de Santa Maria, mas também em escolas, por exemplo.

A denúncia foi feita por um grupo de residentes do Caramulo, concelho de Tondela, ao Tondela Blog, que testemunhou e registou o estado do telhado de amianto do antigo sanatório, “completamente destruído, a contaminar o ambiente”.

O sanatório Santa Maria, agora edifício devoluto, terá sido construído em 1930. É um dos 19 sanatórios que chegaram a estar ativos na Vila do Caramulo, mas que na década de 60 entraram em declínio. Alguns edifícios foram demolidos, outros encontraram novas funcionalidades e outros ainda, como o Santa Maria, foram esquecidos ao abandono.

Mesmo tendo estado à venda e, alegadamente, já tendo novo proprietário, a verdade é que este edifício, com a deterioração acentuada do telhado de amianto constitui, mais do que nunca, um perigo ambiental e de saúde pública.

Mais artigos sobre Amianto no Interior do Avesso

Artigos Recentes

micro Fórum do Dão
Atualidade

Eco Região do Dão esteve em discussão em Alcafache

Ontem decorreu em Alcafache o segundo micro Fórum do Dão, uma iniciativa organizada pela Ruralis no âmbito do projeto Eco Região do Dão. A participação…
Fontelo
Atualidade

mini Caminhada Pelo Fontelo foi momento de partilha e aprendizagem

A mini Caminhada Pelo Fontelo que decorreu ontem em Viseu reuniu pessoas com várias experiências e sensibilidades que juntas transformaram a iniciativa num momento de…
Granizo em Tondela. Foto por Raul Sousa Carvalho. Meteo Trás os Montes - Portugal. Facebook
Atualidade

Alerta de trovoada e possibilidade de granizo continua hoje

O distrito de Viseu registou 50 ocorrências devido ao mau tempo de ontem, com o concelho de Tondela a ser o mais afetado. Castelo Branco,…
CTT | Fundão
Atualidade

CTT exigem 67 milhões de euros ao Estado

A empresa iniciou um processo de arbitragem, reclamando 44 milhões de euros pela decisão unilateral de prorrogação do contrato de concessão, a que acrescem mais…