Depois de 6 anos de ‘Sementeira’ na Rua das Ameias, em Viseu, esta organização do Bloco de Esquerda “lança as sementes” para as Galerias Ícaro, através da reabertura da sala de cinema que lá se encontra, bem como dos espaços comuns e lojas parceiras.

Para a organização, “este ano a Sementeira manterá o espírito que sempre a animou, adaptando-se porém a um novo solo porque de certa forma o clima mudou. Se em anos anteriores o projecto se oferecia em terreno contíguo aos Jardins Efémeros entretanto suspensos, desta vez avança para o enorme baldio murado em que se tornou a sala de cinema Ícaro e seus espaços adjacentes”.

O Interior do Avesso deixa 3 respostas para conheceres este projecto.

O que é a Sementeira?

Pela organização: “Como a sua designação sugere, a Sementeira, evento sazonal, propõe ser o solo fértil e propício à criatividade e produção de cultura em todas as suas vertentes, ficando a colheita ao critério dos visitantes, sem qualquer intermediação dos organizadores senão a de criar condições propícias à fruição livre de quem venha a frequentar os seus espaços. Lugar de encontro e permuta de vivências, tem vindo a incluir e propõe-se continuar a fazê-lo, eventos tão diversificados como exposições, artes performativas, tertúlias e workshops, desejando ainda reafirmar-se como lugar de espontaneidade e de convívio sem nunca perder de vista a dimensão lúdica e social da criação e da cultura.”

Traduzindo, a Sementeira é um espaço para apresentares os teus projectos e a tua arte, sem que passes por um processo de escolha e selecção de uma curadoria restritiva. Normalmente decorria durante os Jardins Efémeros, mas como este ano não se realizaram, passaram para um local que conhecem bem desde a organização do ‘Desobedoc 2028 – Mostra de Cinema Insubmisso‘.

Além das suas 6 edições passadas, a ‘Sementeira’ já teve momentos extra, como a ‘Sessões Sementeira: (Bom)Ambiente”.

O que é o Cinema Ícaro?

O cinema Ícaro é a última sala de cinema da cidade de Viseu, fora dos grandes centros comerciais e encontra-se fechada desde 2005, exceptuando uma reabertura em 2018 para a recepção da edição descentralizada do “Desobedoc”.

Está a ser reivindicado há mais de uma ano através de uma petição que recolheu mais de 1200 assinaturas.

Podes conhecer a história do cinema em Viseu no artigo, escrito pelo Tiago Resende, da nossa secção da comunidade em parceria com Cinema 7 Arte.

Do Viriato ao Ícaro – Breve História das salas de cinema em Viseu

Como podes participar na Sementeira?

O evento está a ser pensado para 27, 28 e 29 de Setembro e receberá nas galerias Ícaro aqueles e aquelas que querem apresentar os seus trabalhos. Têm uma “chamada de artistas” a decorrer até 27 de agosto, onde podes inscrever a tua participação.

O calendário desta chamada:
Chamada de Artistas até 27/08/2019;
Confirmação da organização até 30/08/2019;
Entrega dos trabalhos e/ou montagem de 21/09/2019 a 25/09/2019;
Desmontagem dia 30/09/2019;
Eventual recolha junto da organização até dia 12/10/2019.

Para mais informações: sementeiraviseu@gmail.comfb.com/sementeiraviseu  e sementeira.net/

(Por CC)

Deixe o seu comentário

Skip to content