Cogestão do Parque Natural da Serra da Estrela está em fase conclusão

Covão dos Conchos, Serra da Estrela
Covão dos Conchos, Serra da Estrela

O projeto de cogestão do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), aprovado em 2019, “está numa fase muito avançada e estamos em condições de dizer que ele estará concluído num curto prazo”, diz o presidente do ICNF.

O projeto tem como objetivo incluir os municípios e outros parceiros locais na gestão das áreas protegidas, passando este trabalho a não ser só do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“Nós somos aqui meros conservadores, meros detentores temporários de um valor que não é de nenhum de nós, portanto aquilo que faz sentido é envolver as diferentes entidades na gestão”, adiantou Nuno Banza, presidente do ICNF, ao jornal O Interior, na passada sexta-feira, em Manteigas.

Nuno Banza destacou ainda a importância deste acordo para o PNSE. “Hoje em dia temos um poder local muito mais interventivo, com mais capacidade, mais preocupado com as questões do desenvolvimento sustentável, dos valores naturais e toda a gente sabe que o Parque Natural da Serra da Estrela é uma marca fortíssima e importantíssima para toda a região, pois tem uma capacidade de atração extraordinária e essa atração suporta-se nos valores naturais”.

O conselho de cogestão deverá ser composto por um autarca, um representante do ICNF, uma organização não-governamental da área do ambiente, uma universidade com intervenção no ambiente e três outras entidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Fórum Viseu, centro comercial
Ler Mais

Administração do Fórum Viseu ignora reivindicações de 156 trabalhadores

Quase um mês depois de ter sido enviada à administração do Fórum Viseu um abaixo-assinado subscrito por 156 trabalhadores, a exigir que o centro comercial encerre nos domingos de Páscoa, os trabalhadores continuam sem ter uma resposta. Até ao momento não foi enviado qualquer email ou circular aos lojistas subscritores do abaixo-assinado com uma palavra.
Skip to content