Foto por Produtos vencedores do Concurso NewFood 2020 | utad.pt

A 2.ª edição do concurso NewFood foi concluída a 20 de janeiro. Já são conhecidos os três primeiros classificados selecionados pelo júri com membros da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Escola de Hotelaria de Lamego e da Associação dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O concurso promovido pela UTAD visa incentivar a inovação alimentar, atribuindo aos projetos finalistas e vencedores um total de 30 mil euros em prémios.

Segundo anunciado na página da UTAD, os primeiros classificados são:

1º Classificado: “Mousse D’Olive” (produto alimentar composto por variedades tradicionais de azeitona incorporando outros produtos tradicionais – Figo Seco, Mel da Terra Quente, Ervas aromática-);

2º Classificado: “Healthy Gums” (gomas sem açúcar produzidas à base de Batata-doce de Aljezur, Cherovia, Banana da Madeira, Abacate, Ananás dos Açores, Cereja portuguesa e Citrinos do Algarve);

3º Classificado: “Broa de Shiitake” (broa de milho com shiitake fumado).

Foi ainda atribuído o Prémio Inovação ao projeto “Salsichas Vegan de grão e dreche” (enchido à base de ingredientes vegetais, cuja base inclui grão-de-bico e dreche, um subproduto da indústria cervejeira).

O Projeto NewFood tem como objetivo “…apoiar a criação de novos produtos, dinamizando a utilização dos recursos endógenos, promovendo e dando visibilidade a produtos com potencial para acrescentar valor para o setor agroalimentar, em particular para produtos transformados”.

É financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Estado Português, através do NORTE2020- Programa Operacional Regional do Norte.

Deixe o seu comentário

Skip to content