Numa ação de campanha na Feira de Semanal de Santa Comba Dão na passada quarta-feira, dia 7 de Agosto, que contou com a presença de Bárbara Xavier e Hermínio Marques, candidatos às eleições legislativas pelo Bloco de Esquerda, foram identificadas novas descargas poluentes na Ribeira das Hortas.

A comitiva do Bloco de Esquerda reparou nas descargas poluentes que ocorriam na Ribeira das Hortas, junto ao recinto da feira. Apesar da intensidade da descarga ser pequena, a água apresentava uma cor cinzenta.

Face a esta situação, o Bloco de Esquerda fez uma denúncia aos oficiais da GNR que se encontravam em serviço, tendo sido informados que seriam tomadas as medidas necessárias para averiguar a situação.

A Ribeira das Hortas atravessa a cidade de Santa Comba Dão e desagua no rio Dão, uma linha de água que tem sido alvo de descargas poluentes há mais de uma década. O Bloco tem vindo a denunciar este problema, mas a passividade dos diferentes executivos têm vindo a permitir o arrastar desta situação.

Em comunicado, a Coordenação Distrital do Bloco de Esquerda de Viseu reafirma a sua preocupação, “especialmente a frequência dos encontros que temos com situações semelhantes, nos diferentes concelhos! São exemplos disso a Ribeira de Dardavaz em Tondela, que é constantemente intoxicada por descargas da ETAR da Zona Industrial da Adiça, o Rio Neto, que se encontra diariamente poluído por descargas dos Laticínios do Paiva, e o Rio Pavia, que recebe uma série de poluentes nem sempre identificáveis.
Além da normalização das descargas poluentes diretamente na água que as populações consomem, são muitos os projetos que pretendem negar as suas responsabilidades ambientais e sociais, usando e abusando dos escassos recursos hídricos que nos restam.
Devemos encarar a preservação dos nossos cursos de água como a urgência que é!”

(Escrito MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content