As queixas sobre o troço de 35 quilómetros, da Estrada Nacional 225 (EN225), que liga Castro Daire a Arouca são antigas. A via não sofre qualquer intervenção há anos e são reclamadas obras urgentes.
Os principais problemas que se verificam são os inúmeros buracos, a queda de taludes, com a frequência das derrocadas a aumentar no inverno, e as quedas de árvores. “O risco para que possa acontecer uma desgraça é cada vez maior”, alerta Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, em declarações ao Jornal de Notícias (JN).
Também os bombeiros partilham a mesma preocupação, temendo que o socorro possa estar em causa. “A estrada representa uma enorme dificuldade para acedermos rapidamente aos locais que ficam mais longe do nosso concelho”, afirmou ao JN o segundo comandante dos Bombeiros de Castro Daire, Fernando Albuquerque.
Existe o risco de que a circulação seja cortada, devido a derrocadas, e também o acesso dos doentes mais graves ao Hospital de Viseu está comprometido. Fernando Albuquerque exemplifica com o transporte de casos de trauma, em que a viagem é feita mais lentamente, e, devido ao estado da EN225, em vez de uma hora, demora duas ou três.
A população já se uniu e realizou uma petição que foi discutida na Assembleia da República em fevereiro de 2020. Os partidos aprovaram projetos de resolução para a via ser arranjada com urgência, mas até agora nada mudou. De acordo com a notícia adiantada pelo JN, a população pondera avançar com protestos.
Segundo o presidente da Câmara de Castro Daire, o projeto de requalificação está pronto há dois anos, o que a IP confirma. Porém, os trabalhos a rondar os 5 milhões de euros, ainda não terão avançado porque o “Ministério das Finanças não aprovou desde março de 2020 uma portaria de extensão de encargos”.
Ao JN, a IP explicou que como ainda não foi possível proceder ao lançamento da empreitada, avançou com uma revisão e atualização do mesmo projeto, tendo verificado ser indispensável aumentar o valor do preço base da empreitada, adequado às condições atuais do mercado.