A Festa Queer realiza-se esta quinta-feira, 18 de abril, a partir das 22h, no bar Epicentro, na Covilhã. Para animar a festa, a música ficará à responsabilidade da dupla de Coimbra, “oinc oinc”, “que promete resgatar os hits mais badalados, bregas, incríveis e dançantes para uma noite cheia de remelexo queer”, e haverá ainda um espectáculo Drag da Miss Felicity, que “promete fazer um show de levar o queixo ao chão”.
A Covilhã a Marchar organiza habitualmente estas festas, antes intituladas de “ovelha bicha”, e agora “ovelha queer”, com o objectivo de celebrar o orgulho da diversidade das pessoas LGBTQIA+ e para divulgar a própria marcha.
Segundo Catarina Taborda, que integra a organização da Marcha, o coletivo prepara-se “para aquela que será a terceira marcha pelos direitos LGBTQ+, no próximo dia 8 de junho e esta será a primeira festa que o coletivo organiza este ano, numa noite que vai reunir duas DJs, show drag e muita diversão e amor à luta. Sendo a Covilhã a cidade neve, com um passado muito ligado à pastorícia, à transumância e à lã, que infelizmente se tem perdido e desvalorizado, decidimos adotar a ovelha como a nossa mascote.”
“Uma ovelha que lembra a tradição mas que pouco tem de tradicional, uma vez que é uma ovelha queer e a sua imagem de marca é a sua saída do armário, que estará presente nas tote bags que iremos começar a vender na festa.”, acrescenta Catarina Taborda.
O coletivo de cidadania da Covilhã ocupará as ruas da cidade pelo terceiro ano consecutivo pelos direitos LGBTQIA+, no dia 8 de junho.