Greve dos mineiros da Panasqueira entre os dias 14 e 28 de março

Trabalhadores das Minas da Panasqueira entregaram um pré-aviso de greve às primeiras horas dos turnos entre os dias 14 e 28 de março
Minas da Panasqueira
Minas da Panasqueira

São cerca de 214 trabalhadores que laboram dentro da Mina da Panasqueira, revela o representante sindical Mário Matos ao jornal Notícias da Covilhã. Trabalhadores que entregaram um pré-aviso de greve às primeiras três horas de cada turno entre os dias 14 e 28 de março.

Em causa estão reivindicações como o aumento dos salários e a melhoria das condições de trabalho, nomeadamente em termos de redução do horário laboral, disponibilização de um seguro de saúde e atualização de subsídios. 

Os trabalhadores propõem um incremento salarial de 13%, mas a empresa Beralt Tin and Wolfram que explora as minas (propriedade do grupo canadiano Almonty) oferece apenas 6%. O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira considera que a empresa continua a não dar resposta às exigências dos trabalhadores.

Na mesma notícia pode ler-se que para Mário Matos estão em causa “questões de segurança”. Acrescenta que “estas reivindicações não são nada a que a empresa não possa responder positivamente”, revelando que a Beralt Tin and Wolfram tem feito investimentos e até está previsto um “aumento da produção anual”.

Related Posts
Skip to content