Marisa Matias fará hoje, 19 de novembro, um périplo ambiental pelos concelhos de Nelas, Carregal do Sal e Tondela com o objetivo de conhecer a realidade do distrito.
O objetivo será o de contactar “com várias realidades de poluição de rios e ribeiras, seja por via de descargas industriais, como do mau funcionamento de ETAR municipais”, assim como prestar atenção “às questões da monocultura do eucalipto que proliferam no distrito”.
Durante o périplo travará conhecimento da “luta de uma população”, a de Fiais da Telha, “contra a instalação de uma pedreira junto a zonas habitacionais e a património histórico”.
O Programa segue-se a uma ação simbólica pelo reforço do Sistema Nacional de Saúde e pela reabertura do SAP – Serviço de Atendimento Permanente de Mangualde.
19 de Novembro com Marisa Matias
15h30 – Senhorim (Nelas)
“Denúncia de foco de poluição no perímetro da Zona Industrial, em Senhorim.”
Ponto de encontro: 40°33’01.9″N 7°49’46.0″W – 40.550532, -7.829447
16h30 – Fiais da Telha (Carregal do Sal)
“Fiais da Telha foi palco de uma grande mobilização contra a instalação de uma pedreira junto ao núcleo habitacional da localidade e de património histórico.
Foi uma luta vitoriosa. Contactaremos com a população e com os protagonistas do movimento.”
Ponto de encontro: local das concentrações populares
17h30 – Dardavaz (Tondela)
“Contactará com a população sobre dois assuntos que não dizem respeito apenas a Dardavaz, mas a toda a região. A poluição dos cursos de água pela indústria e pelo município, mas também a proliferação da monocultura dos eucaliptos.”
Ponto de encontro: Largo do Tanque
1 comment