Foto de Roberto Corvino

O lugar, o café da aldeia de Uva (concelho de Vimioso); o contexto, a despedida do grupo dos quatro-queridos-voluntários italianos (Marco Bertana, Roberto Corvino, Salvatore Bossa e Virgínia Miccinilli) do CESC Project – Serviço Civil Italiano que colaboraram com a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural no período 2019/2020 e o público, nós, comunidade, crianças, adultos, idosos, gerações.

A peça de teatro “O Diário Secreto da Águia-de-Bonelli” entrou em cena para revelar os segredos desta rapina emblemática do Parque Natural do Douro Internacional.

A sra. Bonelli, interpretada por Virgínia Miccinilli, e o sr. Britango, interpretado por Gaëlle Carvalho, transportaram-nos para um mundo imaginário, onde os animais ganharam voz para narrar a sua história real: onde habitam, como vivem, o que comem, como se reproduzem e que ameaças enfrentam. O teatro como ferramenta de educação ambiental, a ficção como ponte para o real-necessário: estarmos conscientes sobre a importância destas duas espécies, em particular, e da biodiversidade, em geral, para o equilíbrio e a viabilidade da vida na Terra.

Esta peça de teatro foi criada no âmbito do projeto individual da voluntária Virgínia Miccinilli, do CESC Project – Serviço Civil Italiano, entre 2019-2020.

Sensibilização e Educação Ambiental > saiba mais sobre esta área de atuação da Palombar, aqui.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Deixe o seu comentário

Skip to content