Curiosidade #9 – Joaninha de 7 Pintas (Coccinella Septempunctata)

SABIAS QUE AS ÁRVORES TAMBÉM TÊM AS SUAS REDES SOCIAIS?
SABIAS QUE AS ÁRVORES TAMBÉM TÊM AS SUAS REDES SOCIAIS?
Foto por Movimento Estrela Viva | Facebook
Joaninha, um animal frágil ou indestrutível?
Considerada por muitos, um símbolo de sorte, amor, felicidade, proteção, harmonia e equilíbrio. Não se deixem enganar pelo seu aspeto catita!
As Joaninhas são vorazes e sofisticadas máquinas de guerra e um importante aliado no combate a algumas pragas das nossas hortas e jardins. Com as suas mandibulas farpadas, desfazem as suas vítimas, que podem ser Pulgões, afídeos, moscas da fruta, piolhos da folha, entre outros insetos e apenas um indivíduo, ao longo da sua vida, pode devorar até 5000 pulgões!
As Joaninhas são igualmente protegidas contra a maioria dos seus inimigos. A sua carapaça vermelha e negra é em rigor, um aviso contra os predadores, pois quando ameaçadas elas segregam um veneno pelas articulações das patas e assim eles aprendem a interpretar as suas cores como um aviso para se manterem à distância.
É talvez o inseto mais conhecido de todos os auxiliares de uma horta biológica, não é só na fase adulta que a Joaninha tem estes hábitos predadores, mesmo na fase de larva, ela é bastante ativa e esfomeada!
Cuide da sua horta com a sua ajuda! Evite curas e cuidado com as larvas que tem uma cor escura!

Publicado por Movimento Estrela Viva a 26 de junho de 2020.

 

Mais curiosidades:
#1 OVELHAS
#2 CARVALHO
#3 O TEIXO
#4 ZIMBRO: O ESPANTA ESPÍRITOS
#6 A DEDALEIRA: BATE-BATE, CORAÇÃO!
#7 CABRA: HERBÍVORO DE 4 ESTÔMAGOS!
#8 SABIAS QUE AS ÁRVORES TAMBÉM TÊM AS SUAS REDES SOCIAIS?

Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Toupeiras

Acordai, professores! Unam-se, reclamem, protestem, indignem-se, insurjam-se contra esta corja de malfeitores.
Ler Mais

Noz

Se agora me aparece a escrita será por ser maldita Dita por não dita e nunca foi escrita…
Skip to content