Foto por Movimento Estrela Viva | Facebook

Joaninha, um animal frágil ou indestrutível?
Considerada por muitos, um símbolo de sorte, amor, felicidade, proteção, harmonia e equilíbrio. Não se deixem enganar pelo seu aspeto catita!
As Joaninhas são vorazes e sofisticadas máquinas de guerra e um importante aliado no combate a algumas pragas das nossas hortas e jardins. Com as suas mandibulas farpadas, desfazem as suas vítimas, que podem ser Pulgões, afídeos, moscas da fruta, piolhos da folha, entre outros insetos e apenas um indivíduo, ao longo da sua vida, pode devorar até 5000 pulgões!
As Joaninhas são igualmente protegidas contra a maioria dos seus inimigos. A sua carapaça vermelha e negra é em rigor, um aviso contra os predadores, pois quando ameaçadas elas segregam um veneno pelas articulações das patas e assim eles aprendem a interpretar as suas cores como um aviso para se manterem à distância.
É talvez o inseto mais conhecido de todos os auxiliares de uma horta biológica, não é só na fase adulta que a Joaninha tem estes hábitos predadores, mesmo na fase de larva, ela é bastante ativa e esfomeada!
Cuide da sua horta com a sua ajuda! Evite curas e cuidado com as larvas que tem uma cor escura!

SABIAS QUE AS ÁRVORES TAMBÉM TÊM AS SUAS REDES SOCIAIS?
Outros artigos deste autor >

O Movimento Estrela Viva é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017, e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem a missão de proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.
Facebook
Instagram

Deixe o seu comentário

Skip to content