Palombar eleita para a Presidência da Assembleia Geral da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural foi eleita para a Presidência da Assembleia Geral da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) para o triénio 2024-2026, no dia 20 de janeiro deste ano, tendo tomado posse no dia 1 de março.
Erva-do-salepo (Anacamptis morio)/Fotografia João Santos/Palombar.
Erva-do-salepo (Anacamptis morio)/Fotografia João Santos/Palombar.

Neste órgão, a Palombar faz-se representar pelo biólogo José Pereira, presidente da associação.

CPADA, fundada em 1991, é a maior organização ambientalista do país, integrando cerca de 100 associações de defesa do ambiente/organizações não governamentais de ambiente (ADA/ONGA), de âmbitos nacional, regional e local, quer no Continente, quer nas Regiões Autónomas.

A CPADA tem como objetivos gerais a defesa do ambiente, nas suas múltiplas vertentes, em particular através do associativismo. Pretende melhorar os processos de informação, decisão e debate entre as ADA/ONGA em matéria de ambiente, promovendo e assegurando o intercâmbio de informações e experiências entre estas entidades, participar nos debates sobre política de ambiente e defender os interesses das ADA/ONGA junto dos organismos públicos.

A Confederação quer reforçar cada vez mais a ligação entre as ONGA e contribuir para a valorização e o fomento do associativismo ambientalista. A democratização da defesa do ambiente em Portugal é igualmente um objetivo da CPADA.

A CPADA é membro do European Environmental Bureau, federação de organizações ambientalistas da Europa e representa as ONGA no Conselho Económico e Social (CES), desempenhando, neste organismo, um papel de parceiro social e interlocutor privilegiado em questões associativas e da política de ambiente. É ainda competência da CPADA a gestão dos processos de eleição de representantes das ONGA em organismos públicos.

Outros artigos deste autor >

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural.

Related Posts
Ler Mais

Lançada versão em PT da iMammalia: a app para registar mamíferos silvestres europeus

A aplicação (app) iMammalia, criada para promover, por parte dos cidadãos, o registo de mamíferos silvestres europeus no seu habitat natural, está agora disponível em português (PT). Descarregue a app na Google Play (Android) ou na App Store (iOS), selecione o idioma português, e contribua para a ciência ao observar e registar mamíferos selvagens europeus.
Skip to content