“O Nosso Reino”, de Luís Costa, venceu o prémio nacional da 12.ª edição do VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu, que terminou este sábado (16 de outubro), organizado pelo Cine Clube de Viseu.
“Considerando a aparente simplicidade da forma, e o modo como contrasta com a complexidade temática, as componentes imagética e sonora e a sua relação levam a uma experiência eminentemente cinematográfica.” referiu o júri da competição nacional.
O júri, composto por José Faro (professor e sócio do Cine Clube), Melanie Pereira (realizadora) e Samuel Barbosa, (realizador), atribuiu ainda uma menção honrosa a “Madrugada”, de Leonor Noivo, dada “a riqueza e a complexidade da estrutura narrativa e a densidade dos diálogos, assim como a excelente interpretação…”.
O prémio local, composto por três filmes em competição, foi atribuído a Inês Costa, pelo filme “Amélia”. “Com uma combinação bela entre a imagem filmada e a animação, que resulta num efeito plástico rico e que fortalece a narrativa, essa plasticidade transporta-nos de forma envolvente para um espaço temporal e para uma história tocante e repleta de pontos de afinidade.”, justificou o júri.
A edição deste ano atribuiu um novo prémio, intitulado de Primeira Vista, cujo júri é constituído por alunos das secundárias Emídio Navarro, Viriato, e profissional Mariana Seixas. O prémio pretende ser “um lugar de encontro, debate e decisão, sem autoridade ou regras, só vontade de ver filmes.”. O filme vencedor desta categoria foi “Salto”, de Nuno Baltazar, que recebeu uma escultura de Liliana Velho.
Competição Nacional
O Nosso Reino, de Luís Costa
Menção Honrosa
Madrugada, de Leonor Noivo
Competição Local
Amélia, de Inês Costa
Prémio Primeira Vista
Salto, de Nuno Baltazar