Descargas poluentes em Moimenta de Maceira Dão
Fossas estão canalizadas diretamente para um ribeiro, sem serem transferidas para uma cisterna a e posteriormente descarregadas numa ETAR. Residentes de Moimenta de Maceira Dão denunciam situação à lista candidata à Assembleia Municipal de Mangualde pelo Bloco de Esquerda.
Apesar da indignação e insistência popular, a situação continua sem resolução. “Este caso é sintoma da ausência de uma resposta global e estruturada a um problema que envolve o tratamento de águas residuais e que afeta as populações residentes bem como os cursos de água fluviais do concelho”, entende o Bloco em nota na página Mangual em Movimento.
Acrescentando ser necessário “enfrentar com vontade política as carências nos sistemas de saneamento básico que afetam a cidade e as aldeias do concelho e que atentam contra o ambiente.”
A candidatura irá apresentar denúncia junto das respetivas autoridades, à semelhança do que já fizeram com o caso da ETAR de Cubos, que também descarrega sem tratamento para os cursos de água, e com os esgotos depositados na ‘ETAR’ das Lavandeiras.
“A nossa candidatura está comprometida em não deixar cair estes temas nos órgãos próprios até o poder autárquico de Mangualde ter um plano municipal para os sistemas de tratamento de águas residuais que despoluam a bacia hidrográfica da região e que devolvam o bem-estar às populações afetadas por estas fossas a céu aberto”, garantem.