Fossa descarrega diretamente para o rio Paiva

Local:
Viseu, Moimenta da Beira

Fossas na aldeia de Pêra Velha, em Moimenta da Beira, criam problemas ambientais ao descarregarem para terrenos e para o rio Paiva, que já foi considerado o mais limpo da Europa.

O Interior do Avesso teve conhecimento de três focos de poluição na aldeia de Pêra Velha. Um deles consiste numa fossa instalada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, num terreno privado, há cerca de 28 anos, que neste momento extravasa para o terreno do lado, tornando-o improdutivo.

Segundo o que o Interior do Avesso apurou, a Câmara de Moimenta estará ao corrente da situação há dois anos, já tendo mandado técnicos para averiguar, mas que além disso nada mais fez, continuando o problema por resolver.

Uma fossa instalada noutro terreno estará entubada para desaguar diretamente no rio Paiva, conforme ilustram os registos seguintes. Este rio já foi por várias vezes visto como o menos poluído da Europa e está classificado na Rede Natura 2000, apresentando uma elevada diversidade de espécies, habitats e ecossistemas, alguns dos quais prioritários a nível europeu.

Uma terceira situação dá conta de uma outra fossa, a cerca de 12 metros do rio Paiva, onde se verificam efluentes a céu aberto.

Skip to content