Foto de Joni Ledo

Numa reunião com a Reitoria da UTAD, a concelhia do Bloco de Vila Real transmitiu as suas preocupações relativamente à implementação de normas de segurança e a forma como poderiam ser apoiados os estudantes deslocados devido à falta de camas nas residências.

Na reunião realizada hoje, 30 de setembro, entre representantes da concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Real e a Reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi expressa por parte do Bloco a preocupação relativa à preparação do novo ano escolar. 

Rui Cortes, em declarações ao Interior do Avesso, referiu que “essas preocupações têm a ver com a implementação de normas de segurança, destinadas a criar-se um clima de confiança por parte de docentes e alunos e a capacitar respostas relativas a potenciais surtos decovid-19”.

Para além disto, o Bloco procurou saber de que modo poderiam ser apoiados os estudantes deslocados, nacionais e internacionais, que ficam mais fragilizados pelo facto da redução do número de camas nas residências e acesso às cantinas.

Rui Cortes afirmou que “a Reitoria esclareceu que o planeamento realizado pela UTAD procura responder às situações de segurança exigidas, o que implica um alargamento dos horários letivos e o funcionamento das unidades curriculares de forma agrupada num mesmo ano, para se evitar a sobreposição com outros anos, diminuindo-se assim a concentração de alunos nos mesmos espaços”. 

“Outros mecanismos, que contam com o apoio da Escola Superior de Saúde da UTAD, têm a ver com os materiais de proteção nas salas de aula e sinalética, sendo evidente que a preparação está a realizar-se agora e, portanto, não nos parece que tenha sido devidamente atempada”, disse. E acrescentou que “a Reitoria expressou ainda a absoluta necessidade de reforço da Ação Social Escolar para fazer face aos problemas com alunos deslocados e/ou desfavorecidos, para mais tendo em conta a redução das receitas, pedindo o empenho do Bloco para reforçar a necessidade de suprir as carências detetadas”.

Deixe o seu comentário

Skip to content