Foto por Rádio Fronteira 106.9 FM Vilar Formoso | Facebook

O Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução que defende a imediata requalificação do pavilhão 5 e do pavilhão Dona Amélia no Hospital Sousa Martins, na Guarda, de modo a melhorar condições de segurança e conforto para utentes e profissionais de saúde.

Em termos de infraestruturas e de equipamentos e tecnologia “o Hospital Sousa Martins precisa de especial intervenção”, considera o projeto de resolução. Nomeadamente no pavilhão 5, com cerca de 20 anos, para implementar o centro materno infantil, e no pavilhão Dona Amélia, com cerca de 110 anos, para “melhorar as condições de conforto dos utentes e garantir a melhoria das condições de prestação de cuidados de saúde.”

“Estas necessidades foram já sinalizadas pelo Bloco de Esquerda no passado”, lembra o documento, tendo o Governo respondido, em 2018, que a requalificação do Pavilhão 5, onde está prevista a instalação do centro materno infantil, tinha sido considerada prioritária pela ARS Centro. Apesar de prioritária, dois anos depois, o pavilhão continua sem ser intervencionado.

Também uma petição com cerca de 20.000 assinaturas já foi entregue à Assembleia da República, reivindicando a necessidade urgente de melhorar as instalações das valências materno infantis do hospital, garantindo a segurança, conforto e humanização dos serviços.

O Hospital Sousa Martins, da Unidade Local de Saúde da Guarda (ULS Guarda), serve todo o distrito e tem enfrentado ao longo dos anos “inúmeras dificuldades, nomeadamente no que diz respeito aos recursos humanos e ao edificado”.

O hospital da Guarda tem falta de profissionais, tanto pela dificuldade de fixação de pessoas no interior do país, como pela inexistência ou demora de autorizações para contratação ou ainda “pelo facto de as instalações não serem as mais atrativas para o desenvolvimento a atividade profissional.”

Para a fixação e aumento do número de profissionais é, segundo o projeto de resolução, necessária a “criação de condições de trabalho que permitam o desenvolvimento profissional. Esse é também um investimento infraestrutural e em equipamento e tecnologia.”

 

Projeto de Resolução 609/XIV “Requalificação do Pavilhão 5 do Hospital da Guarda e do Pavilhão Dona Amélia”

Deixe o seu comentário

Skip to content