Foto por claudiofranco.net

Foi aprovada por unanimidade a moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de 26 de Junho para a criação de uma “Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC)” na Guarda.

O BE considera que existem diversas medidas que devem ser tomadas no âmbito dos planos municipais de adaptação às alterações climáticas. Defende que um melhor planeamento territorial, uma maior eficiência das infraestruturas urbanísticas e mudanças ao nível da mobilidade e do uso dos recursos naturais são imperativos a concretizar para uma melhor gestão das áreas urbanas. De entre as medidas possíveis destaca a elaboração de cartas de zonamento climático local em cada município e a criação duma rede de monitorização climática à escala municipal, a instalação de painéis informativos sobre conforto bioclimático e qualidade do ar e a criação de redes de participação cidadã a partir de certas áreas do território.

As recentes mobilizações estudantis vieram dar uma maior projeção à urgente tomada de medidas pelas entidades públicas para responder às alterações climáticas.

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content