De acordo com este estudo os Municípios com mais requerimentos de prospeção de minerais de lítio são a Guarda e Figueira de Castelo Rodrigo, com 7 requerimentos cada, seguidos de Vila Nova de Foz Côa, Pinhel, Mêda, Montalegre, Boticas e Ponte de Lima, com 6 a 5 pedidos cada. As regiões alvo são o Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Interior. Os distritos visados Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Porto e Coimbra.
Apesar da lei prever a auscultação dos Presidentes dos Municípios territorialmente competentes, e obrigar a atribuição dos direitos de revelação e aproveitamento de recursos geológicos a ser precedida pela consulta aos municípios, as populações continuam sem informação substantiva relativa aos processos em pedido de prospeção e os referidos pareceres.
Para o Bloco de Esquerda esta realidade “tem vindo a amplificar a sensação de opacidade e a possibilidade de especulação à volta destes pedidos”, o que levou a um pedido dos pareceres emitidos pelos vários municípios.