No dia 10 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Covilhã será “invadida” por cartas escritas por pessoas que viram os seus direitos violados por motivos de idade, de género, de classe social, de nacionalidade ou étnicos, entre outros.
Em nota de imprensa, a CooLabora lembra que no dia 10 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para marcar este dia, a organização vai invadir a Covilhã com cartas escritas por pessoas que viram os seus direitos violados por motivos de idade, de género, de classe social, de nacionalidade ou étnicos, entre outros. São cartas que ora expõem situações de desrespeito, ora alertam para situações que acontecem diariamente na Covilhã e em outras geografias.
A iniciativa parte de um grupo de jovens, ativistas dos direitos humanos que vão distribuir 1000 exemplares das 20 cartas reunidas pelos próprios. Viaturas, caixas de correio, portas de empresas/lojas, UBI, cantinas, bibliotecas, são os lugares estratégicos escolhidos por este grupo de jovens que integra o projeto Coolaboratório que tem como objetivo contribuir para o reconhecimento da importância dos direitos humanos na consolidação de uma sociedade mais justa, quer através da consciencialização e do empoderamento dos jovens tendo em vista potenciar o seu compromisso cívico, quer através da sensibilização da comunidade em geral ou de públicos estratégicos.
À CooLabora, coordenadora do projeto Coolaboratório, e especificamente a esta iniciativa, associou-se a Happy Wish, uma organização de voluntariado criada por alunas e alunos da UBI.