Foto de Plataforma Transgénicos Fora | Facebook

Uma campanha lançada pela Plataforma Transgénicos Fora (PTF) defende que as medidas agro-ambientais, no próximo quadro comunitário de apoio, devem excluir subsídios para o uso de herbicidas na agricultura, sobretudo o glifosato.

“Neste momento, as medidas agro-ambientais ainda prevêem apoios em que há aplicação de herbicidas”, disse Alexandra Azevedo, da PTF, na sessão de lançamento da campanha “Agroambientais sem Glifosato/Herbicidas”, na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz (Évora).

Já que “está em preparação” o próximo período de programação de fundos da União Europeia (UE), “o primeiro grande objectivo” da campanha é que “as medidas agro-ambientais sejam dignas desse nome e que não haja apoios” para que “se continuem a utilizar pelo menos os herbicidas”, explicou.

Para além da aplicação de herbicidas ser excluída dos subsídios pelas medidas agro-ambientais, a campanha tem como objectivos alargar o leque destas medidas para a redução de outros pesticidas e promover a biodiversidade, envolvendo toda a sociedade portuguesa uma vez que a agricultura é uma actividade basilar que toca a todos.

 

(Escrito por DG)

 

Deixe o seu comentário

Skip to content