O Fórum Socialismo 2023 do Bloco de Esquerda realiza-se nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em Viseu, na Escola Superior de Educação, com dezenas de painéis e mais de meia centena de oradores.
Os trabalhos do Fórum Socialismo 2023 têm início às 21h30 de 8 de setembro, sexta-feira, com a sessão internacionalista: combater o neofascismo e as intervenções de Marisa Matias e Ana Miranda (Bloco Nacionalista Galego) e Manon Aubry (França Insubmissa).
Até domingo, dia 10, são inúmeros os temas que o Bloco de Esquerda traz a debate, desde a resposta à crise climática, à Guerra da Ucrânia, passando pelas lutas do movimento LGBTI+. Poderás ainda participar em sessões sobre inteligência artificial e teletrabalho. As mobilizações pela escola pública e pelo SNS, assim como a luta pela habitação também estarão em discussão. Mas o programa ainda inclui várias outras temáticas, como o futebol feminino, a regionalização e a saúde mental, entre muitas outras.
Ao longo do Fórum Socialismo 2023, vários das sessões realizados são dedicados ao Interior. No sábado, dia 9, pelas 11h30min, “Mulheres podem dar nome a ruas!” (S.6), com João Bernardo Narciso, Manuela Antunes e Martim Sousa, traz a debate personalidades viseenses como Beatriz Pinheiro e Judite Teixeira, entre outras.
Também no dia 9, pelas 14h15min, vários debates estão dedicados ao Interior. Sessões sobre associativismo cultural, “Metaleiros, rebeldes e subversivos” (S.2), e sobre a regionalização, “Regionalizar é levar o país a sério” marcam a agenda.
Pelas 16h, o mortaguense João Fonseca, presidente da ABAADV – Escola de Cães Guias para Cegos, será orador no debate “Diversidade Funcional – longas lutas, curtas vitórias”. Já pelas 17h30min, um painel com Alfredo Cameirão, “Pertual ten mais lhénguas – l Mirandés nun se puode morrer!”, trata da sobrevivência do mirandês, língua oficial em Portugal.
A sessão de encerramento do Fórum Socialismo 2023, no domingo, dia 10, às 16h, estará a cargo da coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.