A lista candidata às Legislativas de 2024 pelo Bloco de Esquerda no círculo eleitoral da Guarda emitiu um comunicado sobre o Futuro do Parque Natural da Serra da Estrela.
“O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) é a maior área protegida em Portugal, mas nem assim escapou à economia extrativista que tem como único objetivo o lucro. Às custas da população residente e da própria biodiversidade, temos assistido à deterioração da Serra da Estrela através de modelos de gestão que recorrentemente ignoram a manutenção e sustentabilidade da biodiversidade local”, refere o comunicado.
“A comunicação do PRPNSE – Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (155 milhões de euros) ignorou agentes locais e as suas opiniões. O próprio Programa de Revitalização parece desconhecer as grandes preocupações de conservação da biodiversidade, planeamento florestal, recuperação agrícola e pecuária para priorizar o investimento em estruturas que não garantem a revitalização do que é essencial no Parque Natural da Serra da Estrela”, acrescentam.
O Bloco de Esquerda defende a diminuição progressiva do “impacto da pressão turística sobre locais sensíveis como a Torre, através da promoção de uma rede de transportes públicos de acesso ao maciço central”, a participação dos “agentes locais no PRPNSE e transparência nas propostas”, a valorização dos “trabalhadores da floresta” e dos “produtos regionais”, a “remuneração de serviços de ecossistema e gestão comunitária, assim como a capacitação dos pequenos proprietários florestais e das entidades gestoras de baldios”.