Pelo décimo segundo ano consecutivo a Sementeira – Mostra de Artes Visuais e Performativas regressa ao centro histórico de Viseu com a sua exposição coletiva aberta a todos os artistas que “queiram apresentar os seus projetos expositivos ou performativos, desde pintura a escultura, projecção de filmes, música, dança, debates, oficinas, teatro, entre outros.”, segundo nota de imprensa.
Semeada em 2012, na sede distrital do Bloco de Esquerda de Viseu, a iniciativa cultural que por norma ocorre no verão visa “amplificar a pluralidade das expressões pessoais”, tendo por isso uma curadoria “coletiva e comunitária”.
Nestes mais de dez anos de Sementeira, que tem sido “um solo fértil à criação de diálogos e relações entre a comunidade”, já passaram dezenas de artistas locais e nacionais, das artes plásticas, da música, do teatro, da dança e do cinema.
No ano em que se comemoram 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a Sementeira tem como mote “Nascem Cravos”. A inscrição na Mostra de Artes Visuais e Performativas é gratuita e pode ser feita até ao próximo dia 1 de junho, através do formulário online.
“Em muitas coisas Abril é um mês quase, mas há também um Abril começado. Há um Abril feminista. Há um Abril LGBTQI+. Há um Abril do estado social. Há um Abril da educação pública e da saúde universal. Há um Abril que acolhe. Que semeia, e que colhe. Ninguém apaga a história, por mais que hoje em dia tanto a ameace: por muito que tenha ficado por fazer, nós ainda somos o mesmo povo.”, lê-se no manifesto da Sementeira 12.
O programa completo será anunciado em meados de junho.