Stellantis em Mangualde continua em layoff mas funcionários trabalham domingos seguidos

Mesmo em layoff, segundo fonte do Interior do Avesso, a Stellantis (antiga PSA) em Mangualde continua em alta atividade, situação “esgotante para os trabalhadores”.
Stellantis (PSA) Mangualde
Stellantis Centro de Mangualde (Facebook)

Neste momento é ainda provável que brevemente os trabalhadores comecem a laborar todos os sábados e domingos por se prever um aumento de atividade na fábrica de componentes automóveis.

Situação que, segundo a fonte, “é esgotante para os trabalhadores. A empresa está a fazer produtividade quando deviam contratar mais trabalhadores”.

Também os grevistas, que em 2019 contestaram o sistema de bolsa de horas, continuam a ser perseguidos, sendo mudados de setor como forma “de castigo”, apesar de precisarem destes profissionais nos seus sectores, uma vez que são contratados “colaboradores não especializados a fazer o lugar de trabalhadores com categoria profissional especializados”.

Isto embora, em junho de 2021, o SITE Centro-Norte (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente) tenha ganho um caso no Tribunal de Trabalho de Viseu, em que “ficou claro que a empresa [PSA Mangualde], com as medidas que colocou em prática durante a greve, violou objetivamente” um direito que é constitucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

2021 do Avesso – É o Interior um mero armazém de recursos?

O Interior não pode continuar a ser visto como um armazém onde vale tudo: o extrativismo, a poluição, a precariedade laboral… Por isso continuamos a virar o Interior do Avesso, continuamos a ser uma plataforma de denúncia e divulgação das lutas dos coletivos, movimentos e cidadania do Interior, no Interior, para o mundo!
Skip to content