A tília do Pioledo faz parte do imaginário de muitos vila-realenses e constitui um elemento mais marcante daquele espaço de usufruto público que, no seu conjunto, já fazia parte do património urbanístico da nossa cidade e tem um simbolismo especial.
A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Real, questionou, hoje, o executivo camarário acerca da pretensão de abate da tília do Pioledo.
Segundo o comunicado do Bloco, os espaços verdes arbóreos têm de ser tratados com o máximo cuidado e respeito, tendo em conta que se trata de seres vivos que trazem muitos benefícios à comunidade e ao ambiente em geral, particularmente ao urbano. Há municípios que reconhecem a importância de árvores e de conjuntos arbóreos classificando-os de interesse municipal.
O Bloco quer saber se foi realizado algum relatório técnico para o abate de tília do Pioledo e se sim, pretende ter acesso a ele.
No comunicado, da concelhia local do partido questionam o executivo municipal que alternativas ponderou e estudou o em alternativa ao abate, se foi efetuada alguma parceria com a UTAD na elaboração do relatório e por fim, se está prevista a reposição de arvoredo que garanta a duplicação do nível de sequestro de CO2.