Na passada semana, a CIM Viseu Dão Lafões apresentou o projeto piloto de transporte flexível a pedido – “Ir e Vir”. Bloco questiona qual o critério que deixou de fora a vila de São João de Areias, a freguesia de Pinheiro de Ázere e localidades da União de Freguesias de Treixedo e Nagozela.
Em comunicado, o Bloco de Esquerda, reconhecendo que a aposta nos transportes públicos tem de ser uma prioridade e considerando o papel dos municípios como autoridades de transporte, parabeniza a iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Ressalvando que “todavia existem algumas questões de fundo que gostaríamos de ver respondidas.”
Uma das questões que colocam, prende-se com o critério utilizado pela Câmara e pela CIM para a criação dos três circuitos onde será implementado o projeto de transporte a pedido, “uma vez que deixaram de fora a Vila de São João de Areias – a segunda localidade com mais população depois da sede de concelho, a freguesia de Pinheiro de Ázere, bem como as localidades que integram a União de Freguesia de Treixedo e Nagozela.”
“Neste sentido, como é que a Câmara Municipal de Santa Comba Dão e a CIM Viseu Dão Lafões, pensam analisar a eficácia do projeto se o mesmo não contempla uma grande parte do público alvo e, portanto, os resultados serão sempre enviesados”, alerta o Bloco de Esquerda de Santa Comba.
Também os horários anunciados merecem um pedido de esclarecimento, foi anunciado que o serviço de transporte a pedido ocorrerá todas as segundas-feiras e quartas-feiras, o que para o Bloco se trata de um horário reduzido, que “não acautela os interesses das e dos Santacombadenses”. Nesse sentido, questionam se este horário se irá manter depois da fase piloto, ou se, pelo contrário, será alargado.