“Governo quer transformar o país numa mina”

Os deputados do Bloco de Esquerda, Nelson Peralta e Maria Manuel Rola, reuniram recentemente com o Grupo de Preservação da Serra da Argemela (GPSA) para debater o ponto de situação atual do processo de exploração mineira e para falar sobre a apreciação parlamentar da lei das minas que vai acontecer no dia 18 de novembro, após um agendamento potestativo do Bloco.
deputados-bloco-esquerda-castelo-branco-reuniao
Foto por Bloco de Esquerda

Os deputados do Bloco de Esquerda, Nelson Peralta e Maria Manuel Rola, reuniram recentemente com o Grupo de Preservação da Serra da Argemela (GPSA) para debater o ponto de situação atual do processo de exploração mineira e para falar sobre a apreciação parlamentar da lei das minas que vai acontecer no dia 18 de novembro, após um agendamento potestativo do Bloco.

Os deputados do Bloco começaram por informar que o agendamento potestativo feito pelo Bloco para a reapreciação da lei das minas no dia 18 de novembro é o último agendamento que pode fazer o partido antes da dissolução da Assembleia da República.

Segundo os deputados do Bloco, este “agendamento é muito importante porque consideramos que podem ser aprovadas alterações à lei, o que seria uma grande conquista para as populações.”

“O Governo quer transformar o país numa grande mina”, sublinharam os deputados bloquistas.

Algumas das medidas que o Bloco quer ver implementadas na nova lei das minas são: A proibição da mineração em áreas protegidas, garantir a participação popular com a criação de um comissão de acompanhamento nestes processos e que exista um verdadeiro poder vinculativo dos pareceres dos órgãos municipais.

Algumas das considerações feitas pelo GPSA, que já são amplamente conhecidas, são referentes à obrigatoriedade de uma distância mínima entre as explorações mineiras e as povoações, mostrando-se preocupados com o facto das posições das 21 juntas de freguesias e 2 câmaras municipais envolvidas não sejam consideradas devido aos pareceres não serem vinculativos.

O Bloco reafirma a sua solidariedade com a população afetada pela intenção de exploração mineira da Serra da Argemela e coloca-se ao lado, como sempre o tem feito neste processo, da proteção das pessoas e da conservação das nossas áreas protegidas.

“A exploração mineira não pode ser feita de qualquer forma nem em qualquer lugar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Ribeira da Sertã aparece de novo poluída

Bloco de Esquerda denuncia mais um episódio de poluição na Ribeira da Sertã, tendo alertado as entidades competentes, tal como a Câmara Municipal, SEPNA e APA. 
Skip to content