Continuam as descargas de águas residuais com odor intenso provenientes da ZIM Adiça

Local:
Viseu, Tondela

Esta semana voltaram a ocorrer descargas de água residual com origem na ETAR da Zona Industrial Municipal da Adiça, em Tondela, no rio Criz e na ribeira de Dardavaz.

Segundo denúncia recebida pelo Interior do Avesso, no dia 13/04/2021, “aconteceu mais uma violenta descarga de água residual com origem na Etar da ZIM da Adiça, água completamente contaminada a ser descarregada sem tratamento no rio Criz.”

A denúncia destaca ainda que também a ribeira de Dardavaz, antes do ponto de descarga da ETAR, apresentava água poluída com origem na zona industrial da Adiça.

“Verificava-se um odor intenso libertado pelos resíduos que estavam a ser descarregados”, tanto pela ETAR da responsabilidade do Município de Tondela, como através do coletor de águas pluviais da ZIM.

 

No dia seguinte, verificou-se uma forte descarga de água residual industrial para a ribeira de Dardavaz, conforme registado pelo Movimento Água de Dardavaz.

Os atentados ambientais na ribeira de Dardavaz e no Rio Criz continuam, apesar de haver registo de denúncias desde 2015. Os habitantes da região, o Movimento Água de Dardavaz e o Bloco de Esquerda têm denunciado a continuação da poluição da Ribeira de Dardavaz, do Rio Criz e, por consequência, do Rio Mondego.

O assunto já chegou à Comissão Europeia (CE) através do eurodeputado do Bloco de Esquerda José Gusmão, tendo a CE dito que a APA tem obrigação de fazer cumprir os valores-limite aplicáveis pelas diretivas europeias e pondera intervir. Também o Governo já foi diversas vezes questionado sobre o problema ambiental pelo Bloco de Esquerda.

 

Zona Industrial da Adiça não tem licença de rejeição de águas residuais

 

Artigos Recentes

Universidade da Beira Interior
Atualidade

UBI volta a ter doutoramento na área da Psicologia

O 3.º Ciclo/Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde na UBI (Universidade da Beira Interior) foi aprovado esta semana pela A3ES – Agência de Avaliação…
Pianista
Atualidade

Relatório confirma elevada desproteção social dos trabalhadores da Cultura

O terceiro relatório do Observatório Português das Atividades Culturais sustenta uma inadequação do sistema de Segurança Social para o setor, confirmada por um padrão de…
Homem a correr nas nuvens
Comunidade

Caminhando

A pé fazendo o caminho voo para o ninho Deixo-me voar até ao lar lá sozinho. Sinto leveza nos passos antes de chegar E depois…
Comunidade

Livro infantil “O Diário Secreto da Águia-de-Bonelli” editado pela Palombar lançado no âmbito das comemorações do Dia do Parque Natural do Douro Internacional

O Município de Miranda do Douro, em colaboração com a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, o Instituto da Conservação da Natureza…