Mangualde: fossas a céu aberto junto a habitações no Bairro da Nossa Senhora do Castelo

Fossa a ceú aberto em Mangualde
Local:
Viseu, Mangualde

Mangual em Movimento alerta para saneamento deficiente e outros problemas graves do Bairro da Nossa Senhora do Castelo, em Mangualde.

Além das fossas a céu aberto, resultantes de saneamento deficiente, o movimento enumera outras dificuldades sentidas por quem reside no bairro, como “água a conta-gotas que dificulta […] a higiene diária, a lavagem da roupa e o cozinhar.”

Outro problema de índole ambiental, com prejuízo da saúde pública, são os telhados em amianto que continuam a existir. Segundo a DGS, “as diferentes variedades de amianto são agentes cancerígenos, devendo a exposição a qualquer tipo de fibra de amianto ser reduzida ao mínimo.”

 

“Espaço público sem parque, nem bancos, nem jardins. Exclusão, falta de oportunidades e pobreza”, acrescenta o movimento ligado ao Bloco de Esquerda, rematando que “a democracia não é só para alguns e as cidades são organismos vivos onde todos e todas contam.”

Em novembro de 2020, depois de uma visita ao bairro em questão, com a deputada Maria Manuel Rola, o Bloco denunciou problemas de saúde pública e de condições de habitabilidade. Para o partido, “é preciso intervir e ser proactivo para travar o ciclo de pobreza e segregação instalados”.

 

Mangualde: Bloco denuncia falta de empenho da autarquia no Bairro de N.S. do Castelo

Bairro da Paradinha e Nossa Senhora do Castelo com muitas promessas e pouca intervenção

Skip to content