11ª Caminhada ao Penedo dos Mouros

Segundo a tradição, no Dia da Espiga as pessoas realizavam um passeio matinal pelos campos onde recolhiam os itens necessários à construção da espiga. Este ramo inclui, além de um ramo de oliveira, alecrim e videira, flora silvestre espontânea como a papoila e malmequer. Estes itens serão recolhidos durante a caminhada matinal e trabalhados no período da tarde através de um diálogo intergeracional, fomentando saberes e partilhas

No próximo dia 22 de maio, terá lugar em Nespereira, no concelho de Gouveia, a 11ª Caminhada ao Penedo dos Mouros, organizada pela Casa do Povo de Nespereira em parceria com a GO Romaria e com o apoio da Quercus.

A GO Romaria, uma Associação Cultural Gouveense, procura com esta nova parceria a fomentação de novas sinergias com outras associações culturais locais, mas também com a Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza que muito tem feito, nos seus longos 36 anos, na propagação de saberes e modos de estar ambientalmente conscientes.

A promoção e a inclusão de processos de enraizamento socioculturais, priorizando as tradições e histórias locais, é um vetor que a GO Romaria procura que norteie as suas ações. Assim, desafiamos, em conjunto com a Quercus, a Casa do Povo de Nespereira, que todos os anos organiza a Caminhada ao Penedo dos Mouros, para a criação de uma nova dinâmica. Esta atividade propõ trabalhar a ligação afetiva ao mundo natural através do registo informal de vivências, sentidas e experienciadas, numa perspetiva etnobotânica e arqueológica, enquadrada na celebração da quinta-feira da Espiga, durante um passeio comunitário a um local de relevância histórico-geológica, o Penedo dos Mouros. É também importante relevar a inclusão do património natural da região na maioria das iniciativas da GO Romaria que, enquanto promotor cultural, também entende a natureza como fator de inspiração da criação artística. Para além disso, na parte da tarde as crianças serão levadas a desenhar ou a pintar as experiências vivenciadas ao longo da caminhada.

Segundo a tradição, no Dia da Espiga as pessoas realizavam um passeio matinal pelos campos onde recolhiam os itens necessários à construção da espiga. Este ramo inclui, além de um ramo de oliveira, alecrim e videira, flora silvestre espontânea como a papoila e malmequer. Estes itens serão recolhidos durante a caminhada matinal e trabalhados no período da tarde através de um diálogo intergeracional, fomentando saberes e partilhas. Também durante a tarde, estarão a decorrer jogos tradicionais e de tabuleiro diferentes e inovadores.

Inscrições através de: rancho-nespereira@hotmail.com ou por telefone 962 052 695

 

Related Posts
Skip to content