Ilustração por Luís Canário Rocha | aldeiashistoricasdeportugalblog.pt

Foi ontem anunciada pelas Aldeias Históricas de Portugal a edição de 2020 do ciclo de espetáculos “12 em Rede”. O ciclo começa a 6 de setembro na aldeia de Castelo Rodrigo e estende-se até novembro, passando ainda por Linhares da Beira, Belmonte, Trancoso, Marialva, Castelo Mendo, Almeida, Piódão, Sortelha, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto.

O tema do evento de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, “Exodus”, recorda a presença de uma comunidade judaica na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. “A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo conserva, até aos nossos tempos, várias marcas da permanência de uma comunidade judaica”, recorda a organização. O tema recorda “o livro sagrado que conta a saída dos judeus para fora da sua Israel Natal (“Êxodo”), simboliza as partidas e chegadas de que Castelo Rodrigo tem sido palco.”

O ciclo apenas termina em novembro. Depois de Castelo Rodrigo, a festa segue para Linhares da Beira, a 12 de setembro; Belmonte, a 19 de setembro; Trancoso, a 25 de setembro; Marialva, a 26 de setembro; Castelo Mendo, a 2 de outubro; Almeida, a 3 de outubro; Piódão, a 4 de outubro; Sortelha, a 17 de outubro; Castelo Novo, a 24 de outubro, Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.

A edição deste ano, será adaptada ao contexto atual, “com participação limitada e transmissão via streaming”, informa a organização. Devido à pandemia, a participação estará sujeita a inscrição prévia, apesar de ser gratuita.

Deixe o seu comentário

Skip to content