Albufeira do Alto Rabagão em Montalegre em situação de seca

A Albufeira do Alto Rabagão em Montalegre é um dos exemplos da seca que se vive na maior parte do território continental, provocada pela falta de chuva.

Imagens partilhadas pela página Meteo Trás-os-Montes evidenciam a preocupante situação de seca na Barragem dos do Alto Rabagão, também conhecida por Barragem dos Pisões, em Montalegre.

O mês passado, novembro, classificou-se em Portugal Continental, do ponto de vista climatológico, como um mês muito frio (temperatura do ar) e muito seco (precipitação), sendo mesmo considerado o terceiro mais seco dos últimos 90 anos.

Segundo o relatório mensal relativo a novembro disponibilizado pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a falta de chuva colocou 91,9% do território continental em seca meteorológica.

A totalidade do território (100%) viu o índice PDSI agravar-se no último mês. O PDSI baseia-se no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo e permite detetar a ocorrência de períodos de seca classificando-os em termos de intensidade.

Apesar da chuva que se fez sentir na última semana associada à depressão Barra este cenário de seca deverá continuar e a agravar-se até porque não está prevista chuva para os próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Related Posts
Skip to content