Maria do Carmo Bica | Facebook

A camarada Carmo Bica, que faleceu em agosto de 2020, vai ser homenageada pela autarquia no dia do Município que se realiza hoje. 

Comemora-se hoje o dia do Município de Vouzela, dia de São Frei Gil. Como é tradição, é feriado municipal e realiza-se uma sessão solene, segundo a Gazeta da Beira. 

Neste dia também é hábito homenagear personalidades e instituições do concelho. Este ano, uma das homenageadas é a camarada Carmo Bica, que faleceu em agosto de 2020.

Natural de Paços de Vilharigues, no concelho de Vouzela, Maria do Carmo Bica fez o ensino básico e secundário em Vouzela e São Pedro do Sul. Seguiu para a Escola Superior Agrária de Coimbra, completando os estudos superiores com uma pós-graduação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Deu aulas a partir de 1986 e no início da década de 1990 começou a sua carreira como técnica superior no Ministério da Agricultura. Desenvolveu a sua atividade na Rede Rural Nacional, uma plataforma da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural para promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes de desenvolvimento rural em Portugal.

O percurso associativo de Carmo Bica levou-a a dirigir durante 18 anos a Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões e a presidir à Cooperativa 3 Serras de Lafões, em Vouzela. Foi também dirigente da Confederação Nacional de Agricultura enquanto representante da Associação Regional de Agricultores de Viseu, a qual fundou e foi primeira presidente. Foi ainda dirigente da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. A par desta atividade associativa, Carmo Bica também dirigia o jornal Gazeta da Beira, dedicado à região de Lafões.

Relacionados:

Deixe o seu comentário

Skip to content