Foto por Binaural Nodar | Facebook

A Aldeia da Relva, na freguesia das Monteiras, concelho de Castro Daire, vai reviver no dia 1 de Agosto, através do evento “Segada e Malhada do Centeio”, o “ancestral espírito de entreajuda” nas tarefas ligadas a este cereal.

Segundo informação da Binaural Nodar, a actividade cultural e comunitária vai incluir um percurso de trabalho, animação e gastronomia através de vários pontos da localidade, “evocando o que acontecia há algumas décadas nas aldeias serranas do Montemuro até há poucas décadas atrás.”

A iniciativa inicia às 08:00 com a roga, na Casa do Lavrador, à qual se segue a segada, o almoço e a carreta, na Leira de Estante. Depois segue-se a malhada, na Fraga da Laje. Por fim resta arrumar a palha e merendar, antes de atar o colmo no Lameiro e de moer o centeio. No final do dia haverá animação com os Cantares à moda da Relva, no Terreiro.

A iniciativa é promovida pelo Museu na Relva de Ilídio Magueija, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Relva, Freguesia das Monteiras, Biblioteca Municipal de Castro Daire e Binaural Nodar. 

A organização garante ainda que o evento “cumprirá todas as recomendações mais recentes da Direcção-Geral da Saúde”.

 

Segada e Malhada do Centeiro | Binaural Nodar | Facebook

Segada e Malhada do Centeiro | Binaural Nodar | Facebook

Deixe o seu comentário

Skip to content