Bloquistas querem eleger em Viseu uma deputada cuja distância em relação a Lisboa não se traduza em 300 km de amnésia e mantenha a devida independência do centralismo que compactua com os lóbis que despovoam o interior.
A lista do Bloco para o círculo eleitoral do distrito de Viseu é totalmente paritária em relação ao género, com 6 mulheres e 6 homens. Metade dos candidatos e candidatas, incluindo os que ocupam os três primeiros lugares, são independentes. A lista é representativa de várias regiões do distrito, de várias atividades profissionais e de várias gerações.
De acordo com o Bloco de Viseu, que quer consolidar o partido como a terceira força política no distrito, elegendo uma representante, “esta diversidade é a garantia que os compromissos não se ficam pelo anúncio e serão verdadeiramente fiscalizadas caso a população dê o seu voto de confiança” à candidatura.
O Bloco assume um desafio, lançando-o também à população do distrito: “a eleição de uma deputada cuja distância em relação a Lisboa não se traduza em 300 km de amnésia e mantenha a devida independência do centralismo que compactua com os lóbis que despovoam o interior, destroem a rede de serviços públicos, esquecem as ligações entre as localidades, poluem a nossa água, exploram cegamente os nossos recursos naturais e acabam com a biodiversidade da nossa floresta”.
A lista já está na rua, próxima da população e encurtando a distância que a grande maioria das pessoas sente da política. Só esta semana já passou em sete concelhos do distrito, ouvindo e recolhendo as necessidades de quem aí vive, assim como esclarecendo quais as propostas e objetivos da candidatura. A primeira iniciativa após a entrega da lista, um lanche partilhado de convívio ‘Pela Defesas das Populações do Interior’, tem lugar este sábado, em São João de Areias, Santa Comba Dão, pelas 17h, e conta com a presença da eurodeputada Marisa Matias.
Lista do Bloco para o círculo eleitoral do distrito de Viseu:
1. Bárbara Inês Gonçalves de Almeida Xavier, Psicóloga, tem 27 anos, vive e trabalha em Viseu;
2. Rita Cláudia de Meneses e Vasconcelos de Almeida Diogo, Psicóloga, 44 anos, é natural e reside em Resende, trabalha em Lamego;
3. Hermínio Alexandre Ribeiro da Cunha Marques, Professor, 52 anos, natural do Carregal do Sal, onde trabalha e reside;
4. David Filipe dos Santos, Filósofo, 32 anos, vive na Aldeia do Carvalho, no concelho de Mangualde, onde trabalha;
5. Ana Carolina Damas Gomes, Antropóloga, 29 anos, vive e trabalha em Viseu
6. Paulo Jorge Fernandes Rodrigues, Estudante, 22 anos, reside em São João de Areias, no concelho de Santa Comba Dão;
7. Maria de Fátima Teles da Silva, Artista Plástica, 37 anos, é natural de Penedono, trabalha em Viseu;
8. Célia Cláudia Lourenço Rodrigues, Fisioterapeuta, 54 anos, vive em Viseu, trabalha em Mangualde;
9. Manuel da Rocha Coelho, Operador de Revisão da CP, 46 anos, reside em Tarouca;
10. Pedro Filipe Rodrigues Pires, Consultor, 36 anos, reside e trabalha em Nelas;
11. Manuela Maria Coelho Antunes, Professora, 52 anos, é natural de Viseu onde reside e trabalha;
12. Tiago Resende Araújo Ferreira, Programador Cultural, 29 anos, reside e trabalha em Viseu.