O núcleo do Bloco de Esquerda de Mortágua apresenta mais uma vez uma denúncia sobre descargas poluentes no concelho, desta feita na Ribeira de Mortágua. No local (próximo ao Parque Verde da Ponte) é visível uma elevada quantidade de detritos castanhos flutuando na superfície da água.
O Bloco apela às autoridades competentes que realizem investigações sobre a origem da poluição detetada na Ribeira de Mortágua, denunciando a situação à Câmara Municipal, à IGAMAOT (Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território), à APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA-GNR).
O Bloco de Esquerda de Mortágua tem denunciado situações semelhantes por várias vezes desde agosto de 2021. A situação que agora denunciamos poderá estar relacionada com os equipamentos municipais de tratamento de águas; o Bloco de Esquerda denunciou em agosto de 2021 deficiências profundas no funcionamento de três ETAR ‘s do município de Mortágua (Vila Nova, Caparrosa e Vale de Borregão).
A situação apresenta-se como uma prova da degradação do espaço natural e paisagístico da região, mas também enquanto grave poluente adverso à justiça e à saúde ambiental e pública e como fator de desconforto para as e os habitantes.
19 de junho de 2022O Núcleo de Mortágua do Bloco de Esquerda
Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes na Ribeira de Mortágua
Denúncia fala em “elevada quantidade de detritos castanhos flutuando na superfície da água”e apela às autoridades para intervirem. Não é a primeira denúncia deste núcleo sobre situações de poluição nos cursos de água do concelho.