Carregal do Sal: Poluição na Ribeira de Travassos chega à Comissão Europeia

Ribeira de Travassos – Setembro de 2021
Eurodeputados do Bloco de Esquerda querem saber que medidas serão tomadas pela Comissão Europeia para instar Portugal a garantir o cumprimento da Diretiva-Quadro da Água. 

Numa pergunta assinada pelos eurodeputados do Bloco de Esquerda, Marisa Matias e José Gusmão, o partido refere que “a nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Nelas III, que importou um investimento de cinco milhões de euros, foi inaugurada no passado mês de junho”. 

“Assim que entrou em funcionamento, registaram-se vários episódios de poluição ao longo da ribeira de Travassos, afluente do rio Dão, nomeadamente no Poço da Relva, localizado em Beijós, no concelho de Carregal do Sal, sendo que o foco das descargas poluentes é, precisamente, a ETAR”, afirmam. 

Para os bloquistas, “o estado atual da ribeira de Travassos e do Poço da Relva é preocupante, com a agravante de se tratar de uma zona de elevado valor ambiental, ecológico e paisagístico, provocando danos na fauna e flora locais”. 

Marisa Matias e José Gusmão denunciam que “esta situação conflitua com o disposto da Diretiva-Quadro da Água, transposta para Portugal através da Lei nº 58/2005, de 29 de dezembro”. Por isso, querem saber “que medidas irão ser desencadeadas pela Comissão Europeia para instar Portugal a garantir o cumprimento da Diretiva-Quadro da Água para proteção da ribeira de Travassos”. 

Relacionados: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Skip to content