Documento entregue pelos deputados do Bloco de Esquerda, questiona os motivos para uma ETAR nova, inaugurada em Nelas pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, estar a ser um foco de poluição.
Os episódios de poluição têm sido relatados pelo Bloco de Esquerda e pela junta de freguesia de Beijós às autoridades após a inauguração da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Nelas III, um investimento de 5 milhões de euros. Estes acontecem ao longo da ribeira de Travassos, afluente do rio Dão, nomeadamente no Poço da Relva, localizado em Beijós, no concelho de Carregal do Sal.
O estado atual da ribeira de Travassos e do Poço da Relva é “preocupante, com a agravante de que esta é uma zona de elevado valor ambiental, ecológico e paisagístico do concelho”, diz o Bloco de Esquerda na pergunta apresentada.
A pergunta quer também saber quando pretende o Governo cumprir e fazer cumprir a resolução aprovada na Assembleia da República que Recomenda a implementação de medidas para a recuperação ambiental e despoluição da sub-bacia hidrográfica do rio Dão.
A ribeira de Travassos integra a sub-bacia hidrográfica do rio Dão, afluente do rio Mondego.
1 comment