Foto de Thomas Hawk | Flickr

A comemoração instituída pela UNESCO visa promover as artes de palco e decorre, este ano, com o mote: “a sagacidade e coragem” dos profissionais. Com a pandemia, os teatros continuam fechados. 

O Dia Mundial do Teatro foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro, no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A iniciativa tem como objetivo promover a artes de palco e este ano acontece sob o mote: “a sagacidade e coragem” dos profissionais, de acordo com a agência Lusa. 

Os teatros continuam fechados devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19 que se têm dedicado a realizar ensaios para as próximas estreias e promover transmissões online. 

O Teatro Nacional D. Maria II disponibiliza dez horas consecutivas de transmissão de “Os Lusíadas como nunca os ouviu”, de António Fonseca. Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional, define este dia como “uma espécie do daqui a pouco já nos vamos encontrar”, com a expetativa de que no dia 19 de abril possa reabrir. 

Em Viseu, no Teatro Viriato, vai acontecer a estreia de “Senso”, uma obra do ator e encenador Jorge Fraga, a partir das peças didáticas de Bertolt Brecht. Realiza-se hoje, em streaming, a partir das 21:30h. 

Também no distrito de Viseu, a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), através do seu diretor artístico, José Rui Martins, critica o facto de as regras ainda não serem conhecidas. 

Este dia é assinalado pela ACERT com um desafio online que consiste numa “visita relâmpago” por espetáculos da organização. 

O Teatro das Beiras, com sede na Covilhã, vai estrear no dia 19 de abril a peça “Já passaram quantos anos desde a última vez que falámos, perguntou ele”. Este espetáculo já foi adiado devido à pandemia da covid-19. 

𝐃𝐈𝐀 𝐌𝐔𝐍𝐃𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐓𝐄𝐀𝐓𝐑𝐎 Este sábado, 27 de março, às 21:00 Este ano, o Trigo Limpo teatro ACERT vai celebrar no palco o...

Publicado por ACERT Tondela em Sexta-feira, 26 de março de 2021

Deixe o seu comentário

Skip to content