O país vai a votos já daqui a um mês, a 10 de março de 2024, para eleger os representantes de cada círculo eleitoral na Assembleia da República.
Conhecendo a realidade do interior, nomeadamente no que concerne à desertificação dos territórios, não é surpresa que o número de eleitores tenha reduzido. Ainda assim, não deixa de ser dramático constatar que entre as últimas eleições legislativas (que ocorreram em janeiro de 2022) e o mês de dezembro do ano passado, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco perderam um total de 20 264 eleitores.
Dados da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna revelam que a maior variação se verificou no distrito da Guarda (com uma taxa de variação de -3,09%), mas é em Viseu que a redução é mais elevada em termos absolutos (com uma perda de 5 028 eleitores).

O número de deputados a eleger por cada círculo eleitoral mantém-se inalterado desde as últimas legislativas. No conjunto, os cinco distritos elegem 23 deputados para representar o interior dentro e norte na Assembleia da República.
- Vila Real: 5
- Bragança: 3
- Viseu: 8
- Guarda: 3
- Castelo Branco: 4