Distrito de Viseu: “despedimentos e abusos dos direitos de quem trabalha”

A distrital de Viseu do Bloco de Esquerda diz, em comunicado, querer “fornecer instrumentos de denúncia às trabalhadoras e aos trabalhadores afetados e reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos” através do portal despedimentos.pt .

Esta plataforma lançada pelo Bloco já recebeu muitas centenas de denúncias, incluído várias no distrito de Viseu, que a organização distrital diz estar a acompanhar, deixando vários exemplos.

Uma das empresas mais visadas pelas denúncias é a Visabeira, “a obrigatoriedade de uso de dias de férias para os funcionários da Cerutil (Sátão) a obrigatoriedade de gozo de férias para quem ficou em casa em assistência à família nos serviços administrativos, a negação do teletrabalho, solicitado e compatível, falta de meios de protecção individual e de programas eficientes de contenção nos escritórios que se encontram no Palácio do Gelo e, a acusação mais grave, a manutenção de trabalhadores a trabalhar a 100% estando estes em Layoff”.

Outras empresas referenciadas são a FNAC, que está a despedir os trabalhadores em período experimental sem cumprir o contrato, a Huf Portuguesa que está a suspender os contratos dos trabalhadores subcontratadas pela Ranstad e a Dimoldura que também usa a Ranstad para despedir os seus trabalhadores.

Mas também o sector público é visado, com os formadores do IEFP ficarem “em casa sem receber e sem saber quando voltariam ao trabalho que, em alguns casos, há décadas que é a recibos verdes. No Município de Tondela há relatos de assédio para obrigar os trabalhadores a entrar em férias”.

O BE acaba o comunicado dizendo que “o combate à pandemia do COVID-19 não pode servir de desculpa para a escalada de abusos laborais e de despedimentos agressivos, que mais não fazem do que fragilizar as famílias e consequentemente a economia e o país”, insistindo que “continuará a estar disponível para receber, acompanhar e apoiar denúncias, que poderão também ser feitas através do portal despedimentos.pt “.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

CooLabora juntou jovens ativistas na Serra da Estrela

A CooLabora organizou um encontro na Serra da Estrela em que participaram 50 jovens que se têm mobilizado através desta associação, na organização de campanhas de defesa dos direitos humanos. Durante dois dias participaram em oficinas e em debates em torno deste tema naquilo que foi o momento de encerramento do projeto Coolaboratório.
Skip to content