Exploração mineira na Argemela: “estamos a tentar tapar um buraco criando um maior”

A zona da Serra da Argemela, entre o Fundão e a Covilhã, poderá ser severamente afetada pela futura exploração de lítio e outros minérios. O Bloco de Esquerda, que reuniu hoje com a GPSA, coloca-se ao lado da população na defesa do ambiente.

A eurodeputada Marisa Matias  esteve hoje na localidade do Barco, junto à Serra da Argemela, para conversar com o GPSA – Grupo de Preservação da Serra da Argemela, acompanhada pela candidatura bloquista à Assembleia da República encabeçada por Cristina Guedes.

Marisa Matias, em declarações ao Interior do Avesso considera que apresentar a exploração de lítio como único caminho para uma transição energética “é uma falácia, estamos a tentar tapar um buraco criando um maior”.

“O que se está a passar em relação ao lítio são sempre promessas de curta duração que nos deixam numa situação ainda mais difícil de gerir, mais trágica do ponto de vista do equilíbrio dos recursos do planeta e da resposta que precisamos para o futuro”, considera. 

No entender da eurodeputada “se acelerarmos a transição energética, se conseguirmos fazer o caminho que é preciso fazer do ponto de vista do recurso às energias renováveis, não precisamos de continuar a explorar o nosso planeta e os nossos recursos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content