A V edição do Festival que ocorre na cidade do Fundão tem o paranormal como principal mote. Terá três categorias a concurso: nacional menores de 18, com 4 filmes, nacional, com 10 filmes e internacional, com 10 filmes.
No total, estão 24 filmes a concurso no Gardunha Fest., selecionados entre os mais de 1600 recebidos, provenientes de todos os continentes.
O evento, inicialmente previsto para 2020, foi adiado para 2021, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia. Tendo-se aproveitado para, em 2020, se fazer uma retrospetiva do Festival, numa transmissão via streaming que alcançou vários milhares de pessoas por todo o mundo. Assim, em 2021, voltará a haver emissão streaming no sábado e no domingo.
A banda A Jigsaw estará na abertura do Festival, dia 27 de agosto, com atuação pelas 22 horas no auditório d’A Moagem. “Foi há mais de 20 anos que os A Jigsaw começaram a fazer canções, profundamente inspirados pela música popular norte-americana, num fascinante legado da folk, da country e do blues. Os seus espectáculos ao vivo são marcados pela forma como os músicos multi-instrumentistas ajudam a tornar real o imaginário dessas raízes musicais e literárias”, pode ler-se na divulgação.
Na tarde de sábado, no Parque do Convento da cidade do Fundão, pelas 17h00, vão contar-se histórias para crianças sobre esta serra de encantos, mitos e lendas. À noite, regressa-se à Moagem, com a projeção dos 24 filmes a concurso, a partir das 21h30.
Para terminar, no domingo, haverá lugar para a atuação musical de Joana Ramos, à guitarra, e a dança interpretativa desses temas pela Daniela Viana. O Gardunha Fest. 2021 termina de seguida com a exibição dos filmes vencedores.