A tromba de água e granizo que se sentiu ontem no sul do concelho do Fundão, provocou graves prejuízos na agricultura local, destruiu muros e inundou habitações.
Perto das 19H00, 10 minutos de temporal afetaram particularmente as povoações de Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo, Castelo Novo e Soalheira. Os residentes afirmaram à Rádio Cova da Beira (RCB) que “nunca viram nada assim”.
Segundo relatos de agricultores locais ao Jornal do Fundão, há a destruição completa de plantações de morangos e outras culturas, hortícolas e árvores de fruto. Nalguns pontos o granizo chegou a atingir um metro de altura.
Os serviços da protecção civil do concelho trabalham para minimizar os efeitos deste episódio climatérico, mas os agricultores dizem que podem ter perdido o rendimento do ano agrícola, calculando prejuízos irrecuperáveis.
Já em maio de 2020 a região da Cova da Beira foi atingida por tempestades que provocaram quedas de produção até 90%, ficando então muitos hectares com a capacidade produtiva comprometida durante dois anos.