Freguesia de Dardavaz vítima de novo atentado ambiental

Segundo denúncias que chegaram ao conhecimento do Interior do Avesso, os materiais de entulho decorrentes das ruínas das casas afetadas pelos incêndios de 2017 em Tondela e das obras de recuperação das habitações foram depositados no campo de futebol de Alvarim, na freguesia de Dardavaz, e estão a ser usados em caminhos florestais.

O Interior do Avesso recebeu denúncias, e imagens que comprovam, a deposição ilegal de entulhos na freguesia de Dardavaz. Os materiais depositados neste local eram vigas, tijolos, cimento e alguns colchões, entre outros. De acordo com os relatos, o campo de futebol de Roda de Alvarim, uma infra-estrutura pública, encontra-se interdita à comunidade desde então. As denúncias foram formalmente apresentadas no SEPNA, dando entrada um auto de contraordenação na Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Após a denúncia ao IGAMAOT o que antes era um campo de futebol, foi vedado, e de acordo com Ana Leão, presidente da Junta de Freguesia de Dardavaz, os resíduos depositados no local estão a ser tratados. A Junta de Freguesia “deu autorização para lá pôr esses entulhos numa altura de catástrofe e em que era preciso dar soluções à empresa Floponor e ao município de Tondela, que neste momento estão a proceder à trituração dos resíduos, só ainda não foram retirados”, declara Ana Leão.
Questionada sobre a utilização destes resíduos em caminhos florestais a presidente da Junta afirmou que não tem conhecimento de nada, dizendo que só se a Câmara de Tondela estiver a dar esse destino aos resíduos.

(Escrito por MFS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content