Fundão: Mais de 2300 alunos assinalam 50 anos de Revolução com manifestação

Alunos do ensino pré-escolar até ao 12.º ano, de escolas de todo o município, vão marchar na manhã de 24 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos.
25 de Abril. Foto Interior do Avesso.
25 de Abril. Foto Interior do Avesso.

A Manifestação trata-se de uma ação performativa pública que junta dois agrupamentos escolares, de todo o município do Fundão, e conta com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, que integrou a iniciativa nas comemorações do município.

De forma assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, esta manifestação pretende ser uma “aula de Cidadania” para que os mais de 2300 alunos sejam incentivados a exercerem o seu direito de cidadania, o direito à manifestação, consagrado no artigo 45 da Constituição da República Portuguesa.

Os alunos vão marchar acompanhados de cartazes criados pelos próprios, durante as aulas, com suportes reutilizáveis, onde registaram “O que é mais importante na vida para cada um”.

Esta ação performativa pública tem como objetivo “incentivar a participação da população mais jovem em atividades que promovam os valores da democracia, cidadania e igualdade e, ainda, que promova o acesso à arte através de projetos artísticos inclusivos e plurais, quer de intervenientes, quer de espetadores, nas vertentes física, social, intelectual e intercultura”.

A manifestação, que envolverá praticamente todos os alunos e os seus professores, mais os auxiliares de educação do concelho do Fundão, está agendada para o próximo dia 24 de abril, a partir das 10h30, e seguirá da Praça do Mercado do Fundão até à Praça do Município.

Related Posts
Skip to content